Maior agilidade para o dia a dia do síndico(a)
Edição 125 17 anos
Meio Ambiente - reciclagem - uma alternativa correta

Reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo. No dia-a-dia nós não reciclamos, mas separamos o lixo que produzimos conforme a destinação que damos a ele. Quando transformamos alguma coisa em outra coisa, estamos reutilizando.
Dentro do pensamento ecologicamente correto, é necessário reduzir a quantidade de lixo que produzimos, nos livrarmos dele simplesmente, não termina com a nossa responsabilidade.
Podemos viver sem produzir lixo? Infelizmente, não. Mas podemos diminuir a sua produção. A ideia é diminuir o desperdício e separar o material reciclável para a coleta seletiva.
Uma alternativa correta
Ao selecionarmos o lixo, estamos evitando que ele seja jogado nos aterros sanitários e com isso cuidando do meio ambiente, não deixando que ele seja contaminado. Quando utilizamos um material reciclável estamos diminuindo a extração de recursos naturais e aproveitando, por exemplo, uma lata velha. Desta forma, a reciclagem assume um papel importante na preservação do meio ambiente. Os benefícios são enormes para a sociedade e para a economia do país.
Não existe uma fórmula universal, cada lugar tem uma realidade. O processo não é só separar o lixo, mas saber qual a destinação que daremos a ele. De que adianta separar se não conhecemos todo o processo? O que fazer com o lixo separado? Quem serão os beneficiados pela coleta do lixo separado? Essas são questões que interessam a quem de alguma forma se envolve com elas. Como podemos perceber, coleta seletiva vai muito além do que colocar lixeiras coloridas no local. Se quisermos participar devemos conhecer a fundo a realidade da cidade em que vivemos.
"Não existem respostas universais", cada caso é um caso, cada cidade, cada condomínio tem as suas particularidades que devem ser estudadas detalhadamente, antes que qualquer decisão seja tomada. É importante observar a quantidade, a qualidade, e a frequência da coleta seletiva para dar continuidade ao projeto que se pretende iniciar.
Veja tabela sobre o tempo de decomposição de alguns materiais, e porque eles não devem ser, simplesmente, jogados fora.

Parceiros
ATENDIMENTO
:: Fale Conosco
INSTITUCIONAL
:: Quem somos
© COPYRIGHT 2014 - CONDOMÍNIO MT. Todos os direitos reservados. All rights reserved.